Como o cercamento eletrônico pode reduzir o roubo e furto de veículos

No Brasil, um carro é roubado a cada minuto

Sem dúvida, um dos maiores problemas do Brasil é a violência. Afinal, todos os dias nos deparamos com uma infinidade de notícias envolvendo crimes. Altos índices de violência estão presentes no dia a dia de toda população brasileira e quando se fala em roubo e furto de veículos, a situação também é grave. Em média, um carro é roubado por minuto no país.

De acordo com dados informados no Mapa da Criminalidade, divulgado pelo Ministério da Justiça e Defesa Social, em 2019, somente no 1º quadrimestre, foram registradas mais de 130 mil ocorrências de roubo e furto de veículos no país. 

Apesar de ser um número assustador, ainda é inferior ao levantamento feito em 2018, mas, ainda assim é um dado a ser analisado e muito estudado. Afinal, juntando os dois períodos, mais de 1 milhão de carros foram roubados no Brasil. E qual é a importância do Cercamento Eletrônico nessa situação?

Importância do Cercamento Eletrônico Inteligente

Em um país onde um carro é roubado por minuto, é natural que a insegurança tome conta da população. Atentando a esse problema, novas tecnologias e soluções foram desenvolvidas para combater o roubo e furto de veículos, uma delas é o Cercamento Eletrônico Inteligente.

Essa solução de inteligência vem sendo aplicada no Brasil desde 2018 e é uma tecnologia utilizada com muito sucesso nos EUA, onde conseguiram reduzir drasticamente seus indicadores de criminalidade. Cidades como Betim-MG, município com perfil de economia industrial, Pinhais-PR e Belo Horizonte, vem observando os seus índices de criminalidade reduzindo a cada dia.

Como funciona o Cercamento Eletrônico

São instalados sensores e câmeras  em pontos estratégicos nas principais ruas e avenidas das cidades, assim a tecnologia ALPR (Leitura automática de placas de veículos) captura a placa de cada veículo utilizando inteligência artificial, cruzando essas informações com o principais bancos de dados de veículos roubados e furtados, alertando em tempo real as forças policiais dessas ocorrências, tudo isso automaticamente, 24 horas por dia. 

Estados com maiores ocorrências de furtos de automóveis

São Paulo é o estado que encabeça esse ranking de roubos ou furtos: mais de 156 mil ocorrências ao longo de 2018. No ano anterior,  mais de 172 mil carros havia sido roubados ou furtados.

Já o estado que apresentou a maior taxa de roubos foi o Rio de Janeiro. Em 2018, foram mais de 278 veículos roubados a cada 100 mil. Enquanto isso, a maior taxa de furtos também ficou com São Paulo, com uma média de 214 a cada 100 mil.

Autor: Marcos Primo – Co-Fundador da AiPlates Technologies

Acompanhe a AiPlates no Instagram e no Linkedin!

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

© 2019 AiPlates Technologies Inc.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?